quarta-feira, setembro 20, 2006

if (IMC < 18) then "modelo não pode desfilar"


Esta não é necessariamente uma notícia nova, mas só agora é que eu pude comentar. Veja notícia


Causou frisson no mundo da moda a decisão do governo espanhol de impedir que modelos com IMC baixo demais participem de desfiles na Semana de Moda de Madri. Houve até quem dissesse que logo o governo iria querer legislar sobre as cores e os tecidos. Não poderia haver argumento mais absurdo.
O que existe, finalmente, é uma reação ao que todos viam: a excessiva magreza das modelos: fruto do culto excessivo ao corpo e submissão a uma corrente de pensamento de estilistas ("as roupas ficam melhor nas magras").
O fato de proibir não significa ser preconceituoso ou discriminatório: se uma empresa tivesse uma funcionária que mal se aguenta em pé, a obrigaria a continuar trabalhando? Qualquer empresa com um mínimo de humanidade a encaminharia para tratamento. Então porque continuar exigindo cada mísero grama de gordura dessas meninas?
Não costumo acompanhar desfiles de moda, apenas flashes de vez em quando. Numa reportagem que assisti sobre anorexia passaram imagens de modelos desfilando e fiquei chocada: "Como ninguém nota o que está acontecendo? Tal magreza não é normal!". Então fico feliz que mais alguém tenha notado.
Alguns expoentes do mundo fashion atiraram farpas para todos os lados, afirmando que estão querendo culpá-los pelos distúrbios alimentares. Não é bem assim. Em primeiro lugar, há que se preocupar com o bem-estar das modelos que estão atuando e passando por este problema (tido como "mal necessário" por várias esferas). Em segundo lugar, esta imagem projetada como ideal influencia realmente o comportamento de jovens pelo mundo inteiro. Isentar a moda disto é irreal.
Israel e Índia também estão comprando a idéia. Espero que o Brasil também adote. Pelo bem de muitas.

Post relacionado: Errando é que aprende (errata)

3 comentários:

Anónimo disse...

cabral disse...
Pow minha namorada?! sacanagem!

Anónimo disse...

Oiiii clonezitaaa !! nossa concordo contigoo...AS MULHERES TEM QUE COMER! AHAHHAAH..EMPRESAS MALDITAS..PRIVAM AS MENINAS DE UM EXCELENTE BOLO DE CHOCOLATE,BRIGADEIRO, LASANHA! HUMMMMM ! HAHAAHAHAH !!!

TO COM SAUDADES! OLHA AQUI TÁ O SITE QUE VC ME PEDIU !

http://www.sp-studio.de/

BEIJOCAS

KELLY BELLATRIX BLACK LESTRANGE PRINCE RICKMAN SNAPE !

Anónimo disse...

Bah... e eu achava que era magra! :-|
=-O

rss..
Bjins mulher! =*

Nak.