segunda-feira, maio 22, 2006

Cumpra, mas não prometa...

"Mas tenho ainda muita coisa pra arrumar
Promessas que me fiz e que ainda não cumpri"
Ana Carolina




Prometo de manhã para re-prometer ao dormir.
"À tarde"
"Amanhã"
"No próximo final de semana"
E tenho a impressão de que por mais que eu faça, sempre há o dobro por fazer. Em todas as áreas: profissional, acadêmica, pessoal, sentimental...
Os planejamentos e programações se sucedem, mas sem muito resultado. As listas de itens pendentes não param de crescer. E chega um ponto em que já não sei mais pra onde ir, o que deve ser prioridade e o que não deve.
Para administrar melhor o tempom, estou tentando adquirir a mania de escrever tudo o que tenho que fazer. TUDO MESMO. E ir riscando à medida que vou cumprindo. Por uns dois dias isto deu realmente certo. Mas depois vêm uma saída inesperada, uma rede que despenca, uma gripe incômoda. E tudo volta à estaca zero.
Ah,como era a vida há algumas décadas atrás... Não é que tudo fosse tranqüilidade: chefes de família (homens ou mulheres) sempre tiveram preocupações, muitas preocupações. Mas um jovem geralmente não tinha tantas. Tinha algumas, proporcionais à idade. Stress? Não, isso é problema novo. Antes, só cansaço, "pobrema nos neuvo".É difícil conciliar as diversas esferas de que se compõe a vida moderna. O ponto de equilíbrio não é o mesmo para todos, já que os pesos atribuídos a cada área são diferentes. Não há modelos fáceis para seguir.
A não-existência de um caminho pré-definido tem muitas vantagens. Mas também traz muita dor de cabeça. Acho que por isso Millôr diz que a ambição secreta do povo é ter a liberdade de não precisar decidir nada.

Sem comentários: